Mensagem da organização

Terminada a quarta edição do Reid´s Palace Classic Auto Show podemos afirmar que se tratou de mais um êxito enorme. Não há dúvida que este sucesso se deve principalmente ao amor e à dedicação que os madeirenses têm pelo automóvel e, neste caso especial, pelos automóveis, motas e bicicletas antigas. Em todas as edições a pergunta que mais vezes nos foi colocada foi sempre se todos aqueles veículos expostos eram da Madeira, tal o espanto e admiração pelo número e qualidade dos mesmos.

Outra das causas deste enorme sucesso é a aderência de todos os clubes de marca que, nesta ocasião, se juntam e unem esforços para um fim comum. Foram este ano cerca de uma centena o número de entusiastas que se juntaram para pensar, programar, preparar e montar a Exposição. Foi gente que começou a reunir-se largos meses antes, para que no dia 9 de Maio, pelas 10 horas da manhã, tudo estivesse pronto e a postos para receber as autoridades e os primeiros visitantes.

Foi a primeira vez que a Exposição recebeu a visita do Presidente do Governo Regional que, acompanhado de outros elementos do governo, percorreu interessado e demoradamente a Alameda Reid´s, incentivando a organização a continuar e a crescer em número e qualidade.

Um evento deste género tem a necessidade de inovar de ano para ano, de forma a não se tornar repetitivo. E, mais uma vez, as novidades este ano foram muitas. A Exposição foi muito mais dinâmica, com apresentações temáticas diversas, durante o período da tarde, que pela primeira vez foram feitas em português e inglês. Os clubes, nos espaços que lhe eram destinados, procuraram criar cenários que enriqueceram os mesmos.

Trouxemos este ano ao evento, pela primeira vez, uma viatura de fora da Região, pelo simples motivo de ser o mais antigo automóvel madeirense existente. Um “Adler” de 1921 que apenas teve dois proprietários, o que o adquiriu inicialmente e o que o restaurou por completo, restituindo-lhe a juventude. Isto só foi possível com o apoio da Secretaria Regional de Turismo.

A anteceder a Exposição decorreu, na semana anterior, uma mostra de aguarelas sobre o tema, na sala de exposições dessa mesma Secretaria Regional de Turismo.

Também, pela primeira vez, tivemos cobertura do evento em directo, pela RTP-M, que permitiu uma divulgação enorme e de qualidade desta festa que é já um cartaz turístico da Região.

Pelo segundo ano consecutivo, o CACM organizou, no mesmo fim de semana e como complemento da Exposição, a “Comemoração dos 80 anos da Rampa dos Barreiros”, onde, por esse motivo, se viram 80 viaturas históricas a subir a mesma rampa que Ribeiro Ferreira venceu, em 1935, ao volante de um “Bugatti”.

Toda esta festa e toda esta dinâmica só foram possíveis pelos apoios e patrocínios que temos recebido, não apenas das entidades oficiais, Governo Regional e Câmara Municipal do Funchal, como do Hotel Belmond Reid´s Palace, nosso parceiro da primeira hora, assim como de um enorme número de empresas que nos têm acompanhado, algumas desde a primeira edição.

Já se começou a trabalhar no evento do próximo ano que, acreditamos, será bem maior e com muitas novidades, das quais pensamos ser a internacionalização a mais importante delas. Há muito que todos, pelos mais diversos motivos, ansiavam pela ligação marítima ao continente em navio apropriado para o transporte de viaturas, o que agora parece ser uma realidade bem perto. Esse facto permitirá um fácil intercâmbio entre colecionadores, permitindo a vinda fácil de veículos de fora, assim como a ida dos nossos melhores veículos a concursos, exposições e provas lá fora.

Aguardemos por 2016.

Estrada Monumental, n. 139 - 9000-098 Funchal, Madeira, Portugal . tel. (+351) 291 717 005 ou tel. (+351) 291 717 162 .
© Reid's Palace Classic Auto Show . Developed by Proinov . 2014